sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Relato de Parto (9/9) - VBAC Domiciliar – Valentina – 21.04.2016

Parte 9


Hora de Ouro!

"Olhe bem no fundo dos meus olhos
E sinta a emoção que nascerá quando você me olhar
O universo conspira a nosso favor
A consequência do destino é o amor, pra sempre vou te amar
Mas talvez, você não entenda
Essa coisa de fazer o mundo acreditar
Que meu amor, não será passageiro
Te amarei de Janeiro a Janeiro
Até o mundo acabar." 
(De Janeiro a Janeiro. Roberta Campos)


No balanço desses 5 meses só tenho a acrescentar que tive um puerpério feliz, leve. Sem choros (só de emoção), sem blues puerperal, sem inseguranças. Sem saudade da barriga, sem querer voltar no tempo para corrigir o incorrigível. Sem sentir que o ciclo não havia fechado. Sem ouvir que eu não estava pronta para o parto (querido GO fofo, nasci pronta, só não estava preparada para enfrentar o sistema). Ocitocinada. Realizada. Totalmente entregue às minhas crias. Fiz a passagem, sinto os efeitos de uma transformação inexplicável.

Algumas pessoas ao lerem esse relato se atentarão apena a questão da dor. Outros com seus olhares mais lapidados entenderão que se trata de um relato de amor, de cuidado, de proteção, de transformação. Na minha história de vida, a dor do não-parto é infinitamente maior. A dor física é secundária, foi o meio para um fim grandioso. Já foi esquecida e sobrou apenas a deliciosa satisfação por trazer minha filha ao mundo da forma como sonhava. Com tranquilidade, amor, em seu tempo, sem intervenções desnecessárias ou qualquer sombra de medo. 


***


Dedico esse relato a todas as mulheres da minha Tenda Vermelha, que compartilharam suas histórias comigo e ajudaram a construir o meu caminho:

Minha filha Maria Julia: também foi por e para você, meu primeiro amor.  




Minha mãe Izabel e minha irmã Carol, parceiras e exemplos da minha vida. Juntas acreditamos e fazemos acontecer. Sempre!

Minhas companheiras de “mulheragem” e maternagem: Juliana, Pata, Francy, Teka,Talita, Bruna, Anamaria e Melina. Gratidão por dividirem e somarem todos os dias.

Também a querida Dra. Carol Ferrari – GO (Campo Mourão), que um dia me disse que eu merecia um PD, ajudando a fortalecer minha escolha.

E, especialmente a equipe que foi ponte para a realização do meu grande sonho:

Lia (EO/parteira Semilla): eu sonhei você e seu olhar todos esses anos, tinha que ser você, minha eterna parteira. Amor e gratidão, desde sempre e para sempre.

Cris (ENeo Semilla): doce, atenciosa, carinhosa, a melhor recepcionista dessa vida que minha bebê poderia ter. Amor e gratidão.

Renata (Doula): Rêeeeee, linda! Seu carinho, sua calma. Obrigada por ser a doula que eu idealizava. Obrigada pelo registro fotográfico, um presente inestimável (as fotos desse relato são reflexo dos olhos da Renata Frossard). Amor e gratidão.

Evidente que não poderia deixar de mencionar e agradecer ao meu querido GO Edson Rudey, que me propiciou um pré-natal respeitoso, acolhendo minhas demandas, aceitando minhas escolhas e me conduzindo com carinho ao desfecho que eu sonhava. Você estava na portinha da tenda (rs). Saber que estaria ali se eu precisasse fez toda a diferença. Eterna gratidão.

Por fim, ao Douglas, meu amado esposo e pai das minhas filhas. Faltam-me palavras para agradecer pela parceria, carinho, respeito. Você foi sensacional, só fez crescer minha admiração pelo homem e pai que se tornou. Sua sintonia com o momento, sua calma, tranquilidade e apoio foram cruciais. Gratidão amor, para sempre.

Dedico ainda, às demais mulheres cujos relatos e histórias de parto e nascimento cruzaram meu caminho. Cada uma ajudou a edificar esse sonho. Pesquisar, conhecer, estudar é o caminho. Que minha vivência possa ser um tijolo na construção da história de outras mulheres.

Com amor, muito amor,

Marcela


Recomeço!
***



Nenhum comentário:

Postar um comentário