sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Enquanto o Bebê não Chega: 10 coisas para não dizer (ou fazer) às gestantes.

Alouuu, mamanhes, gestantes, tentantes e simpatizantes!


Hoje o post é dedicado a vocês!  E foi construído a muitas mãos, adoooooro!  Realmente me diverti muito com esse texto, acredito que quem está vivendo ou já viveu uma gestação vai se identificar em muitos aspectos.

Mais uma vez fui ao Face perguntar a opinião das mamães, desta vez sobre o que as mulheres grávidas odeeeeeiam que digam (ou façam) a elas durante esse período onde são inundadas por hormônios serelepes e saltitantes. Fiz um compilação das "mais mais" e claro, deixei meus comentários com pitadas de exagero para dar aquela reforçada na ideia. 







1. Passar a mão na barriga. Definitivamente barriga de grávida exerce fascínio sobre os pobres mortais (eu sou uma que adora alisar uma pancinha gravidica). E, ao contrário do que muitos pensam, NÃO, barriga de grávida não é de domínio público, então você não pode sair por aí esfregando as que encontrar pela frente. Barriga de grávida não é lâmpada mágica, embora dentro em breve, sairá um lindo geniozinho dela! É claro que nem todas se incomodam com o toque alheio (eu, por exemplo), mas há quem se incomode, e muito. Então, bora perguntar antes se a mamãe permite o toque.

2. Perguntar se está grávida (potencial gorda). Sem comentários, simplesmente não perguntar, NUNCA! Uma boa tática é dizer: "e daí, alguma novidade?"

3. Conselhos sobre a vida pós barriga. Quando estamos grávidas, é comum ouvir: "aproveite enquanto está aí na barriga", "aproveite para dormir agora", como se a chegada do bebê fosse algo negativo, que tornará sua vida pior. Ora bolas, um bebê (filhos de forma geral) dá trabalho sim, mas as maravilhas de tê-lo superam, e muito, toda a despesa (energética e financeira) que esses pequerruchos acarretam. Acredito que a quantidade de gente procriando é um bom indicativo, neam?

4. Dizer que toda grávida é linda (essa eu ri muito, de uma sinceridade nua e crua! kkkkk). Sem comentários!

5. Aplicar questionário. Comum demais! As pessoas tem curiosidade quanto a gravidez, sempre tem alguém disposto a fazer aquele paredão de fuzilamento (eu sou desse tipinho, gente, perdão!): "tá de quanto tempo?", "é menino ou menina", "já escolheu o nome?", "engordou quantos quilos?". Particularmente acho que é natural a curiosidade alheia, e a maioria das gestantes não se incomoda em responder. O problema mesmo é que você acaba por ouvir as mesmas perguntas zilhões de vezes durante o dia, todos os dias, por nove meses! Ainnnnnn....

6. Avaliar o tamanho da barriga. Nossa, essa é pracabá para toda mulher grávida. Todo mundo adora avaliar o tamanho da barriga. Enquanto que para alguns está pequena demais, para outros está grande demais. Daí você ouve: "ué, tá gravida, cadê a barriga?","nossa que barriguinha, acho que o bebê vai ser bem miudinho", "nooossa, que barrigão! São dois?". Isso é realmente muito chato! O tamanho da barriga varia de pessoa para pessoa, de acordo com a semana gestacional, quantidade de líquido, desenvolvimento do bebê, e por aí vai. Somente a medida realizada durante o pré-natal poderá dizer se o tamanho é adequado ou não, então, o negócio é se consolar, não temos visão raio-x.

7. Desestimular o parto (sim, PARTO normal, cesárea não é parto, é cirurgia). Essa eu vivi e vejo muitas amigas passando também. Você abre a boquinha para dizer que fará parto normal e ouve pérolas como: "você é louca de TENTAR parto normal?"(sim tentar, porque você deve ser uma baita incompetente para realizar algo que é NATURAL), "parto normal é para vaca, sentir dor é para bicho", "parto normal é cesárea, o resto é anormal", "essa barriga está muito baixa, não chega até o final", "essa criança já está passando do tempo", "conheço cada caso de criança que nasceu deformada (deficiente mental e outras catástrofes) por causa de PN" (mas ninguém fala do crescente número de prematuros decorrente das cesáreas eletivas, especialmente das consequências dessa prematuridade). Please, obstetrícia baseada em evidências científicas, já! 

8. Contar histórias trágicas. P-A-R-A-T-U-D-O! Por que diabos as pessoas sentem prazer em contar histórias trágicas sobre gestantes e RN quando você está grávida? Será que não se dão conta de que a gravidez por si só já é um mar de incertezas e inseguranças? 

9. Palpitar, palpitar e palpitar! Palpites chovem aos montes durante a gravidez, desde a cor do quartinho até o nome da criança. Ah, e o palpite quanto ao nome é de doer! Peloamor, nome é algo íntimo, que diz respeito apenas aos pais! Não emitir juízo de valor é de muito bom tom (a menos que tenha a opinião diretamente solicitada). É realmente muito desagradável quando ao contar o nome escolhido alguém diz não gostar ou faz algum comentário depreciativo. Chato! Chato! Ah, e mais, nome não é propriedade. Acho o óoooo quando alguém diz: ah, mas esse era o nome que escolhi para o(a) meu filho(a)! (detalhe: a pessoa não está grávida e nem sabe se um dia terá um filho). Outras: "tão novinha, já grávida?", "não quer saber o sexo, e o enxoval?", "só vai escolher o nome depois de nascer, imagina!". E no caso de um segundo filho: "já está grávida de novo? O mais velho vai sentir muito ciúmes!", "Outra menina? Que bom serão amiguinhas!" (e por acaso serão inimigos se os sexos forem opostos?), "um menino? Ah, que legal, ainda bem, agora terá um casal",  "se achava que um dava trabalho, agora você vai ver", "é louca, carregando o mais velho no colo?" (sim, gente, certamente amassará o bebê que está na barriga)

10. Gravidez não é doença. Olha, quem diz uma frase dessa nunca foi ou já foi gestante há muito tempo. Doença não é mesmo, mas é condição crônica de saúde e inspira muitos cuidados. Então, nada de exigir de gestante o mesmo desempenho, disposição, atenção e outras coisa mais. Gestante merece se mimada e atendida em suas necessidades. Gerar uma nova vida é louvável, traz um universo de transformações e em muitos momentos não é nada confortável! Então, muito carinho para com as barrigudinhas.


É isso, quem lembrar de mais alguma comenta aí! hehehe

Mais uma vez obrigada a todas as queridas amigas que deram sua contribuição. ADOREI, espero que vocês também! :D


4 comentários:

  1. Adorei seu blog e, especialmente, esse post, por estar grávida e ter passado por diversas situações que você mencionou. Aproveito para contribuir com uma pérola que ouvi de mulher que é mãe de uma menina de 1 ano e meio: "o problema de amamentar (começou a frase assim e já perdeu meu respeito, haha) é que a gente fica meio burra por causa dos hormônios". Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia! Seja bem-vinda! O blog está um pouco abandonado nos últimos dias, ando muito atarefada rs... Fico feliz que tenha gostado e também pela sua contribuição, ri muito e me senti tãoooo burra, afinal já estamos há 1 ano e 10 meses de amamentação em LD! hahahaha
      Volte sempre!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto e ri muito! Parabéns, você conseguiu deixá-lo engraçado mostrando a realidade! Beijos tudo de bom!

    ResponderExcluir