segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Festa infantil ecológica em casa: os 2 aninhos da Maju!


Oláaaaaa!

Eita, que já se passaram quase 30 dias e o aniversário da fofinha ainda não estava no 'brogs'!

Como já contei AQUI, os planos para nossa comemoração este ano foram diferentes do ano anterior. Optamos por resgatar nossas vivências infantis, quando cantávamos a nova primavera na garagem de casa, bem no estilo tudo 'feitincasa'! 

Dentre tantas coisas que nos motivaram a fazer diferente esse ano (já citadas), a ideia de uma festa ecológica me deixou empolgadíssima! (isso merece um post especial no futuro) Nunca ouviu falar? É só dar um googlada - Festa infantil ecológica - no assunto e logo surgirão festinhas encantadoras! 

Evidente que não conseguimos fazer uma festa 100% ecológica como gostaria, até porque o tempo de dedicação para o preparo foi um tanto limitado, mas acredito que atingimos em partes a proposta, afinal, focamos no pensamento ecológico, na sustentabilidade, reaproveitamento de materiais, e de quebra, propomos uma comidinha um pouco mais saudável para os pequenos. Claro que podemos melhorar, mas se compararmos ao ano passado - AQUI, avançamos muito!

E mais, desde o início dos preparativos, desejávamos uma festa para ela, com convidados da mesma idade, com espaço aconchegante, acolhedor, onde pudéssemos estar à vontade para brincar e se divertir de pés descalços. As crianças foram, efetivamente, o centro da festa.

Bom, vamos aos detalhes. O primeiro passo rumo a uma festa mais consciente foi eliminar os convites de papel. Embora o papel seja passível de reciclagem, priorizamos as redes sociais e mensagens via celular.



Praticamente todos os itens da decoração foram confeccionados em casa. Compramos feltro e juta (e ainda aproveitei um restinho que sobrou das lembrancinhas do ano passado), e a mamãe aqui costurou e colou tudo.


Foto: Melina Caldani
Foto: Melina Caldani


Foto: Melina Caldani

Três meses antes da festa comecei a confeccionar os passarinhos. Comprei as casinha de madeira pela internet e fiz os apliques em feltro. 


Foto: Melina Caldani
Foto: Melina Caldani
Foto: Melina Caldani

Num primeiro momento, os passarinhos seriam ofertados como lembrancinha - marcador de livro - para as mamães presentes. Então surgiu a ideia de aproveitarmos a festa para decorarmos o quartinho novo (que ainda está parado, a propósito), ou mesmo alugar a festa... enfim, ainda confabulando seu reaproveitamento.


Foto: Melina Caldani

Foto: Melina Caldani

Os vasinhos de kalanchoe já tínhamos em casa (foi lembrança de outra festa!).


Toppers by mamãe e papai, que criou todas as artes!


Foto: Melina Caldani
O bolo e doces, assim como a grande maioria dos pratos salgados, foram feitos pela minha mãe e minha irmã (encomendamos apenas os cupcakes). O bolo foi uma delicadeza a parte... para o topo usei palitinhos de churrasco, os passarinhos de feltro, fio de juta e retalhinhos do feltro das letras.


Foto: Melina Caldani

Ainda que quase todos os mini convidados já estivessem próximos dos dois anos ou pouco mais, optamos por diminuir a carga de açúcar, recheando com camadas finas de brigadeiro.


 Foto: Melina Caldani

Letreiro em feltro, costurado pela mamãe. Colamos na parede com restos de velcro adesivado que tinha em casa.



Foto: Melina Caldani

Detalhe dos potes de vidro
Para compor a decoração das mesas, reaproveitamos vidros de pepino em conserva, leite de coco e suco de uva...

Foto: Melina Caldani


Trocamos as bexigas por bolas de papel de seda. Como Maju gosta muito dos balões, deixei cerca de 30 unidades espalhadas pelo chão para que pudessem brincar. Embora as bexigas sejam poluentes, já fizemos uma boa reduzida, tendo em vista que no ano passado utilizamos 1000 unidades. Detalhe: nossas bolas de papel também serviram para decorar a festinha de uma amiguinha na semana seguinte!


Foto: Melina Caldani



Saladinhas de frutas na altura dos convidados.  Abaixo as lembrancinhas da festa: bonecos ecológicos para as crianças. O da Maria Julia, que já estava 'cabeludo', contribuiu na decoração.



Foto: Melina Caldani


Muito desenho, giz de cera e massinha

Os brinquedos da aniversariante disponíveis para os convidados
O convidado mais novo! Óinnnnnnnnnn...
Livros e brinquedos da aniversariante para os seus mini convidados. Foto: Melina Caldani

Foto: Melina Caldani


Foto: Melina Caldani

Criança sendo criança. Foto: Melina Caldani
Foto: Melina Caldani

Pausa para um lanchinho. Foto: Melina Caldani

Foto: Melina Caldani
Optamos por pratos e copos em acrílico, desta forma poderão ser reaproveitados no próximo ano. Os canudos eram de papel biodegradável. 

Para beber servimos suco natural de laranja, suco integral de uva, água mineral e refrigerante para os adultos. Interessante que foram cerca de 16 litros de suco, 7 litros de água e apenas 2 litros de refri! :)

De comida salgada servimos (mesmo com a "marvada xáxixa", superamos os salgadinhos fritos do primeiro ano!): 
- Empadão de frango com palmito
- Quibe assado
- Torradinhas
- Patê de atum
- Patê de ricota
- Berinjela escabeche
- Cachorro quente 
- Pipoca

Exagerados que somos, tivemos muita sobra de comida, e olha que a a vovó Lu, que vinha de outra cidade, trazia consigo trota de legumes e carne, mas seu carro quebrou no caminho... 

Doces: 
- Bolo colorido com recheio de brigadeiro
- Brigadeiro
- Docinho de leite em pó
- Cupcake de baunilha com recheio de doce de leite
- Saladinha de frutas sem açúcar

No menu original serviríamos ainda melancia no palito e cookies de aveia e coco, mas no vuvo-vuco acabamos esquecendo (#bastidoresfail hahaha)

Saquinhos de pipoca  de papel reciclado. Foto: Melina Caldani
Foto: Melina Caldani

Foto: Melina Caldani

#bastidoresfail2 O quibe seria recheado, mas lembrei que teríamos intolerantes a lactose, então, de última hora, resolvemos  não colocar o recheio. Foto: Melina Caldani

Foto: Melina Caldani

Foto: Melina Caldani

 BerinJela!!! Mas estava gostosa, mesmo com erro de português! hahaha Foto: Melina Caldani

"Marvada xáxixa!" Foto: Melina Caldani

Quadro para mensagens fotografadas dos convidados. Foto: Melina Caldani.
AMOR. Foto: Melina Caldani

Foi um dia lindo, especial, cercado de pessoas especiais. Satisfação materna a mil! Família feliz! Vida em abundância para essa princesa... e vamos rumo ao 3º aninho! :)

Agradecimentos especiais ao papai Douglas (parceiro faz-tudo da mamãe), à vovó Izabel e à titia Carol (nossas cozinheiras especiais), e a amiga Melina Caldani (nossa fotógrafa)! :)

Ps: prometo que o "aniversário infantil em casa - parte II", com detalhes operacionais, uma hora sai...

10 comentários:

  1. Que festa linda confesso que estava esperando esse post faz tempo, mtos anos de vida para maju e Parabéns pros papais pela criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andrea! Realmente a festinha preparada pelos pais tem outro gostinho... :)

      Excluir
  2. Eu já tinha batido o martelo que não iria fazer a festa de um ano da Angelina, mas com certeza, depois de ler essa maravilha de post, você fez eu repensar a coisa!
    Parabéns, tudo muito lindo e de bom gosto =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Obrigada!!!
      Ah, tem que fazer, a Angelina merece esse mimo! hehehe Olha, o problema é que a gente coloca na cabeça que festa de criança tem que ser um evento grandioso, em casa de festas, com zilhares de convidados... eu aprendi muito com essa experiência de fazer em casa e recomendo! Isso não significa que jamais farei uma festa maior no futuro, mas, por enquanto, acredito que seguiremos com festas nesse estilo. E, na verdade, nem precisava de tanta firula, mas eu gosto muito de trabalhos manuais, então foi prazer em dobro. Se precisar de ajuda, grita! hehehe
      Obrigada pela visita, colega blogueira!
      bjãoooooooo para você e Angelina bebê

      Excluir
  3. Nossa,linda festa. Nota de criatividade é 10!
    Achei um charme toda a decoração.

    Parabéns mesmo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Marcela, UAU!! Estou encantada com tanto capricho!!! A festa ficou linda demais, cada detalhe, surpreendente!! O cardápio estava perfeito, tudo caseiro, sem frituras, que demais! Não sei se farei o aniversário de 3 anos e 1 ano dos meus filhos, mas a próxima festinha quero por sem falta a salada de frutas, que sei que faz o maior sucesso!
    Parabéns por tanto zelo e carinho para com a Maju, que está linda como sempre. E parabéns pelos dois anos, ela está entrando em uma fase de fofura ao quadrado, acredite!

    Um grande beijo

    Talita

    ResponderExcluir
  6. Ps. Acho que vou comprar um bichinho que cresce o 'cabelo' pro meu mais velho também, é tão fofo! Acho que ele vai amar.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Talita!!!!!! Saiba que a festinha de uma ano do Chocoranguinho foi inspiração!!!! :)
    bjos

    ResponderExcluir