domingo, 16 de junho de 2013

Dicas da Nutri: cuidados alimentares durante a gestação.

* por Carolina S. Battilani Nascimento
Nutricionista CRN 8/6536


Quando uma mulher está grávida deve ter um cuidado especial com sua alimentação, certo? (já tratamos do tema no post Gestação - Comer por dois, mito ou realidade?

Neste período, à medida que é necessário incrementar a ingestão de determinados alimentos, também se faz necessário evitar outros tipos, bem como redobrar a cautela no momento das compras e preparo dos alimentos. 

Confira a relação que preparamos para você passar os 9 meses de barriguinha em dia com a alimentação:


Peixes e frutos do mar




O peixe é muito importante para uma dieta saudável na gravidez. Contém ácidos graxos ômega-3, que ajudam na formação do sistema nervoso e retina do bebê.

Evite peixes e frutos do mar se estiverem crus, como ostras e sushis (o sushi pode ser ingerido se o peixe tiver sido congelado antes). Fique de olho em peixes servidos mal passados, como postas de salmão ou atum. Se preciso for, peça para o seu vir mais cozido. 

Gestantes devem evitar o consumo de cação, peixe espada, garoupa e merlin, devido ao alto índice de mercúrio presente em sua carne, que pode ser prejudicial ao desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. Os peixes mais indicados são salmão, truta, arenque, sardinha e atum fresco.

Uma dica na hora da comprar o peixe é observar os olhos do mesmo, que devem estar transparentes e brilhantes. Quando o peixe não é fresco seus olhos ficam achatados e sem brilho. Outros pontos a serem observados são: a consistência firme do corpo (sempre pressionar o dedo sobre), guelras brilhantes e de cor vermelha clara, pele clara e sem marcas cinzentas, escamas brilhantes e firmes, presas ao corpo (não devem soltar facilmente ao passar a mão). O odor é o característico de peixe. Os frutos do mar como camarão devem ter cabeça, casca e cauda firmes ao corpo e os descascados não podem ser muito moles ou pegajosos.


Leite, queijos e frios

Evite queijos de casca branca, como brie e camembert, e queijos com fungos, como roquefort e gorgonzola. Evite ainda comprar queijos do tipo frescal (ou "minas") de procedência desconhecida (podem ser feitos com leite não-pasteurizado) e sem o registro de inspeção. Salsichas, salames e presuntos também entram na lista de cuidados. 

Evite a compra de leite “cru” (não- pasteurizado). O problema é a possível presença de uma bactéria (Listéria monocytogenes) perigosíssima que causa a Listeriose, doença que pode prejudicar o desenvolvimento do bebê ou causar aborto.

Esses alimentos só são permitidos quando embalados, rotulados, contendo o número ou carimbo do registro S.I.F (Sistema de inspeção Federal), S.I.E (Sistema de Inspeção Estadual) ou  S.I.M/POA (Sistema de Inspeção Municipal).

No momento da compra, opte sempre pelos alimentos posicionados na parte inferior dos freezeres e nunca os que ficam por cima. Avalie a consistência, odor e aparência do produto, sem esquecer-se de comprar em lugares seguros. Observar sempre a data de validade.

Carne



Evite carne bovina, frango ou porco mal passados ou crus. Carnes mal cozidas podem transportar salmonelas, E.Coli, toxoplasmose e bactérias. A precaução é para evitar bactérias que possam afetar o bebê. Cuidado também com carne previamente moída, que também deve ser embalada, rotulada e com carimbo de inspeção.

Lembre-se que todo alimento de origem animal deve conter o carimbo de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal. Observar a data de validade.

Ovos



Ovos crus não devem ser consumidos por causa da bactéria Salmonela. Evitar massa de bolo crua, gemada, ovos fritos com gema mole, maionese e algumas sobremesas com ovos crus (mouses, por exemplo). O risco de intoxicação alimentar existe.


Bebidas alcoólicas



O consumo de álcool pode causar sérios problemas ao bebê, como síndrome fetal alcoólica (malformações de face e órgãos, problemas motores, anormalidades cerebrais, retardo mental, dificuldades de aprendizado, memorização e atenção). Os cigarros também estão proibidos.


  Café



Pesquisas ligaram o consumo de mais de 300mg de cafeína por dia ao risco de aborto espontâneo, bem como baixo peso ao nascer. Não tome mais que três xícaras de café por dia, se possível. Nem pensar em consumir as versões descafeinadas (contêm diclorometano, que é considerado cancerígeno).


Frutas e verduras


São alimentos indispensáveis por conter muitas vitaminas e minerais. Como são consumidas, na maioria das vezes, na forma crua (e, portanto, não passam por um processo térmico acima de 70°C), é importante fazer uma prévia higienização. Apenas passar em baixo da água não adianta, já que existem muitos micro-organismos presentes nesses alimentos que não conseguimos enxergar. A solução de vinagre também não é eficiente.

* Higienização de hortaliças: lavar os legumes com buchinha e folhas uma a uma. Colocar em uma recipiente com 1 colher de água sanitária para cada litro de água. Deixar de molho na solução por 15 minutos e enxaguar uma a uma novamente.



Cuidar da alimentação na gestação é o primeiro grande ato de amor para com o seu bebê. Esses cuidados vão te ajudar a aproveitar com segurança essa linda fase de sua vida. :)


Carolina S. Battilani do Nascimento é Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Funcional. Atende na CLINILIVE em Campo Mourão. Contato: (44)3017-5517. E-mail: carolbattilani_nutri@hotmail.com        

Nenhum comentário:

Postar um comentário