domingo, 2 de junho de 2013

Coisas de Mãe: (des)aventuras culinárias (Bolo de maçã delícia!)

Olá, "pípou"!


Surpreendentemente, nos últimos dois dias, recebi algumas mensagens pedindo a receita do bolo de maçã que fiz para receber minha amiga Juliana em casa no feriado. Então, resolvi atacar de "Marcela, mãe da Maria, Braga" e postar a receitinha aqui no blog! (rs).

Eu nunca fui boa cozinheira, ou melhor, nunca gostei muito de pilotar o fogão. Cozinhar até cozinho, e o que me proponho a fazer geralmente fica gostosinho (ou o povo que come mente bem pra caramba! hehehe). Mas, bolo? Sempre foi meu carma! Já minhas amigas fazem bolos espetaculares, e aqui faço menção especial a minha amiga Ticiana, mãe 3, que faz os bolos mais altos que já vi na vida (dignos de Guinness Book) e também a minha vizinha Kelly, mãe de 1, que faz o bolo de cenoura mais fofinho que já comi. 

Acontece que estou tentando mudar essa realidade. E a culpada, claro, é a mini gente que mora aqui em casa. Bolinho no café da tarde tem gostinho de infância! Claro que antes consultamos a nossa personal nutri, Carol Battilani, que liberou bolo simples (sem cobertura e sem recheio). Então, 1 a 2x por semana, vai bolinho de lanchinho para a escola, junto com a fruta e o suquinho. 

O primeiro bolo que arrisquei foi o de fubá cremoso, mas inventei de substituir o açúcar branco por mascavo e ficou horrrrível! Aprendida a lição, o seguinte ficou bem melhor, só que não cresceu muito. :/

Então resolvi diversificar e atacar de bolo de maçã. Logo na primeira tentativa me dei bem. Muitos elogios! (não darei ênfase ao fato de que o bolo estava meio cru quando tirei do forno, já que resolvemos o acontecido com mais 10 minutinhos de forno hehehe)

Hoje maridão pediu e fiz novamente. Claro que derramou da forma, subiu o maior cheirão de queimado, mas o resultado... Magnifique!

Confira então a receita que é capaz de sobreviver à minha inabilidade bolística e ficar deliciosa!



BOLO DE MAÇÃ COM CANELA

INGREDIENTES

  • 3 ovos;
  • 1 xícara de óleo vegetal;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 xícaras de açúcar; (de repente o mascavo aqui fica bem, mas resolvi não arriscar)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • Canela em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • 3 maçãs grandes. (eu usei 4)


MODO DE PREPARO


1. Descasque as maçãs, corte em cubos grandes e reserve. Bata no liquidificador os ovos, o óleo e as cascas das maçãs. Em uma tigela misture a farinha e o açúcar. Na sequência, despeje o conteúdo liquidificado nos ingredientes secos e misture à mão, acrescentando o fermento aos poucos. 


Massa lindona!



2. Polvilhe os cubos de maçã com canela e açúcar a gosto. (eu gosto com bastante canela e menos açúcar, já que a massa já tem uma boa quantidade de açúcar)




3. Despeje a massa em uma forma untada e coloque as maçãs sobre a massa. Leve ao forno pré-aquecido e deixe por cerca de 40 minutos. (no meu forno com 40 minutos ainda fica meio cru, então estico uns 10 minutos em fogo baixo)




4. Eis a foto do produto final! Não é muito bonito (pra piorar cortei quente, porque é assim que gosto de comer), mas é bem gostoso, eu "agarancho"! Se preferir pode polvilhar mais um pouquinho de açúcar com canela.




É isso... Agora "chama os cachorros" e passa embaixo da mesa! (rs)

Bon Appétit!

5 comentários:

  1. Hum... deu vontade hein? Com esse friozinho e um cafezinho.... delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique na vontade! É muito fácil (eu consegui!) e delicioso. Não vai se arrepender... beijo.

      Excluir
  2. GENTE É MUITO BOM MESMO!!!!! sou testemunha rsrsrsr e agora sou obrigada a fazer aqui em casa né? com receita não tem desculpa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju,o segundo ficou ainda melhor! A massa ficou bem fofinha e molhadinha! ;)

      Excluir
  3. Marcela blogueirinha com direito a coment de Xuliana!

    ResponderExcluir