segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Renascimento do Parto (o filme)... e da esperança!




Então eu fui assistir "O Renascimento do Parto - O Filme" ontem e ainda não consegui postar nada aqui a respeito. Eu ainda estou, sei lá, em transe, em estado de contemplação, em... não sei (algo muitooo bom)  

Antes de o filme começar disse para o marido que foi junto: "quero que você assista para saber o que se passa no meu coração, para que finalmente entenda porque eu chorei tanto o parto que eu não tive".  Fomos. E a cada minuto de filme sentia que alguém no mundo me entendia, ou melhor, alguns muitos! Muitos profissionais incríveis que souberam destrinchar tudo, tudo o que eu acredito e sempre acreditei em 90 minutos de filme. Muitos casos como o meu, muitos depoimentos emocionantes. Tudo o que eu sempre soube e não conseguia nomear... foi lindo, foi especial.

E eu digo com o coração transbordando: assista! Não importa se você não quer ter filhos, se você é homem, se prefere cesárea, se acha que parto é coisa de bicho, que já teve todos os filhos que gostaria, enfim, simplesmente se dê esse presente e assista! Não perca a oportunidade de sentir a importância e a magnitude do nascimento. 

O filme não é uma disputa cesárea X parto normal. É muito, muito maior do que isso! É gigantesco, é amor, é futuro, é humanidade, é empoderamento! É informação, nossa única arma! Você, mulher, precisa conhecer a nossa realidade obstétrica, precisa estar ciente de todo tipo de violência a que está sujeita desde o início de um pré-natal até o momento do nascimento, seja via parto normal ou cesárea. E também todos os mitos que podem frustar o seu sonho. Da mesma forma, precisa entender melhor o contexto do nascimento e também as possibilidades de violência a que seu bebê está sujeito.

Você, pai, precisa estar junto, precisa apoiar sua mulher, precisa amparar a mãe do seu fillho e defender a sua escolha. Juntos são mais fortes do que o sistema.Vocês, pais, precisam se informar para então decidir e lutar para fazer valer o seu desejo, e então viver um momento lindo e transformador em toda a sua plenitude. 

Já fiz essa pergunta no blog e repito: que tipo de nascimento quer proporcionar a seu filho? Como deseja que ele chegue ao mundo? Se não tem a resposta: ASSISTA! E prepare-se para se emocionar, sentir raiva, frustração, revolta, compaixão, ternura, esperança. Prepare-se para compreender a essência da expressão "humanização do parto".

E no final marido emocionado olhou nos meus olhos e disse: “agora eu entendo e no futuro vai ser diferente”. (sem contar os inúmeros carinhos que dedicou à fofinha que dormia no meu colo durante o filme). Senti esperança, por mim, por todas nós...mulheres!

Ah, e se você é profssional de saúde tem o dever de assistir e refletir sobre sua prática.

Em Maringá/PR, o filme fica em cartaz no Cineflix Maringá Park até quinta-feira 05/09 (16h – 20h) e no Circuito Cinemas - Shopping Cidade/BIG (22h). Eu não ganho nada divulgando. Você certamente ganhará muito assistindo. 
Para saber mais acesse: http://www.orenascimentodoparto.com.br/ 





Nenhum comentário:

Postar um comentário