quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Coisas de mãe: aniversário infantil em casa - parte I


Depois de mostrar um pouquinho da festinha de primeiro aninho da gatinha (AQUI) e de passar um bom tempo com saudade dela bebéia depois de ver tantas fotos, bora agilizar a comemoração do segundo aninho.

Eu tenho ótimas lembranças das minhas festinhas de infância. Talvez por isso sempre gostei de  me envolver com esse tipo de preparação. Mas, sem dúvida alguma, preparar a festinha de um filho tem um sabor diferente, todos os nossos esforços se voltam para proporcionar um momento especial ao filhote amado e àqueles que nos prestigiarão.

Quando pensamos uma festa infantil temos que ter em mente dois aspectos (abusadjeeenha, metida a experiente): TEMPO e DINHEIRO. E mais: economia financeira é inversamente proporcional a economia de energia/tempo. Entendeu? Não? Tradução: fazer uma festa caseira (e aqui me refiro às festas inteiramente preparadas pela família, sem contratar serviços especializados, ainda que ocorra fora de casa) pode te fazer gastar menos, mas indubitavelmente vai te dar muito, muito mais trabalho. Afinal, se a organização já dá uma penca de trabalho, imagine a organização e execução.

Na verdade verdadeira, desde a última festa já tinha em mente que a próxima seria diferente. Parece ridículo, ou talvez seja, mas organizei o primeiro aninho já pensando no segundo. Uati?  Sim, a todo momento quis participar mais, queria me intrometer na decoração, nos detalhes, o que pode gerar muito desconforto com o prestador do serviço contratado (que novidade). E depois da dinherama que foi, gostei, mas não fiquei plenamente satisfeita com o resultado. Queria por a mão na massa, fazer eu mesma, mas meu tempo disponível para isso era curto, já que trabalho fora, administro casa, marido, filha e a mim mesma, que sozinha já me dou muita despesa (rs).

Então, como tínhamos um número maior de convidados, um espaço de lazer pequeno no condomínio e muita coisa para correr atrás, decidimos pela praticidade. Sim, com filho pequeno, trabalhando fora, sem retaguarda familiar na cidade de residência (tenho apenas uma cunhada aqui que trabalha tanto ou mais que eu) não era viável. Não tenho como negar que chegar na festa com tudo pronto também tem um tantão de bão. Tratei de me realizar fazendo os convites e a lembrancinhas, o que já foi bem trabalhoso, mas muito gratificante.

Esse ano a coisa será diferente. Eis os principais motivos que me fizeram optar por uma festa caseira:

1. Fiquei 'aguaaaada' de vontade de fazer aquelas festinhas mais caseiras, como de antigamente, quando nossa mãe arrumava tudo na garagem de casa, as amigas enchiam os balões, as tias faziam os doces, o pai buscava o bolo, e por aí vai... adoro uma formação de quadrilha! Adoro decorar, arrumar, inventar! (e isso não significa que tenha bom gosto, certo? Mas também não tenho tanto mal gosto, na verdade me 'falta-me' mais o dinheiro, 'gramour' eu até que tenho).

2. Outro motivo que me fez optar por uma festa caseira foi o financeiro. Em tempos de minimizar gastos (fizemos um compromisso financeiro alto recentemente e ainda precisamos nos adaptar a ele), uma festa caseira é bem mais em conta, entretanto, pode sair muito cara se nos deixarmos seduzir pela maravilhas oferecidas pelas casas de artigos para festas. Confesso que sempre que entro em alguma meus olhos brilham, a cabeça fervilha ideias e o bolso chora (hehehe). Então vou precisar de muita disciplina!

Aí você pergunta, mas esse ano terá mais tempo, parou de trabalhar? A resposta é não! Mas a empolgação é bem maior, o tamanho da festa menor, assim como a quantidade de dinheiro disponível para tal (hehehe). Deu para entender, né? Se espicha neguinha, porque essa é sua única alternativa no momento.

Chega de trololó materno e vamos a lista dos preparativos:


1. Decoração. Não acho que uma decoração que mais parece um casamento do que um aniversário infantil mega decoração seja necessária, meia dúzia de balões para estourar durante a festa faria a Maria Julia muito feliz. Mas é que eu gosto muito, muito mesmo da arrumação toda. Então, já estou providenciando algo simples, porém caprichadinho, tudo feito por mim, por eu, por mim de novo, e eu novamente! Tema escolhido: pássaros! Ela adora um "pipiu" e eu o charme e delicadeza dessas pequenas aves (aliás, estamos em um relacionamento sério com as aves, afinal o primeiro aninho foi recheados de galinhas!). Pretendo postar os detalhes, moldes, valores, tudo para auxiliar outras mamães inspiradas. Para dar um gostinho, aqui está o que já produzi até agora:

Letras e pássaros de feltro... by Mamãe Arteira (EU), formada pela escola internética googleana de belas artes! 

Ainda duvidosa: pintar de branco ou manter no cru? Ultimamente tenho preferido o cru, com alguns apliques de feltro...veremos! Ah, eu comprei as casinhas, minha capacidade produtiva não chegou nesse nível.

2. Estabelecer o número de convidados. Para mim o ponto mais difícil. Temos muitos amigos, pessoas que adoramos e gostaríamos de ter sempre conosco em um momento como esse. Mas temos a limitação do espaço. Simplesmente não cabe, nem no espaço físico, nem no bolso. Então 25 será o número aproximado. Prioridade: família e crianças.

2. Atrações. Ainda em fase de "matutação". Brinquedos ou brincadeiras? Cama-elástica pequena (se couber), desenhos, massinhas caseiras,...

3. Comida/bebida. Ainda em fase de "matutação". Muita dúvida entre o tradicional e o mais natural/saudável. O certo é que não teremos frituras, mas sem chance de não ter docinho. Gelatina e saladinha de frutas estão na lista.


É isso, a festa é dela, mas que se diverte (pelo menos por enquanto) sou eu! Será que estarei implorando pela comodidade de uma casa de festas especializada no ano que vem, será, será?  Ou mega feliz e satisfeita em realizar eu mesma uma festinha para minha fofinha? Ou os dois? (rs)

Ficarei feliz em receber sugestões!

Mãos a obra! :D



Nenhum comentário:

Postar um comentário