quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Cozinha maravilhosa(?) da "Mama": 'Inho' de ameixa e aveia



Eu ando muito empolgada com esse negócio de cozinhar para a Maria Julia. Para você que me conhece na intimidade e sabe da minha relativa inabilidade culinária: isso é sério! (sem risos). Depois do Bolo de Maçã, todos os outros bolos fracassaram (acho até que vou começar a postar os fracassos, pelo menos a gente se diverte com a caca), com exceção do muffin de banana com cacau, que ficou megaaaaa delí! (não postei a experiência, mas já conto a fonte).

Já relatei aqui no blog que sou enjoada com a alimentação da filhota, realmente evito doces, frituras, excesso de sal, temperos prontos e proíbo o refri. Mas não sou das mais radicais, se for em um aniversário, almoçar fora de casa ou visitar alguém, vai comer o que tiver, e aí incluo os salgadinhos fritos e docinhos. Minha tática no caso de festinhas é oferecer papá em casa, antes de sairmos, e na festa ela só come o que pedir (eu não ofereço espontaneamente).

Participo de alguns grupos de alimentação consciente no feicebooqs (super recomendo!), vejo muitas mamães super engajadas em oferecer o que há de mais saudável, sempre-sempre, mesmo que a criança chore por um biscoito recheado ou uma coxinha frita em uma festinha. Não estou criticando a postura de ninguém, mas essa dinâmica muito rígida (que mantive no primeiro ano de vida) não combina comigo (até porque eu mesma não sou exemplo). Eu não compro doces ou biscoitos recheados, mas se ela vir uma outra pessoas comendo e pedir, não acho justo privá-la, já que também como (e muito, rá!). Acredito que meu dever é o de oferecer o melhor, orientá-la e auxiliá-la para que saiba fazer as melhores escolhas no futuro.

É justamente por isso que em casa priorizo a alimentação saudável (e aí já justifico que ganho peso na quantidade e não na qualidade hehehe). Sempre que posso, faço eu mesma as coisinhas da fofinha. Pensando nisso, vivo fuçando na net receitinhas para ela. Adoro especialmente o blog As Delícias do Dudu (fonte do muffin), toda mamãe deveria conhecer! E foi deste blog que retirei a receitinha de hoje: 'Inho' de Ameixa. A propósito, também não dou Danoninho! (veja o porquê aqui). Mas dei uma vez, quando Maju teve estomatite.  Então vamos assim, ponderando aqui e ali...

Escolhi o "'Inho' de Ameixa" porque queria fazer uma receita com Aveia (encontrei um pacotão perdido no fundo do armário) e também usar ameixa preta, já que a bebéia anda meio ressecadinha.

Confira a receita e o meu desempenho culinário (hehehe):


INGREDIENTES:


  • 2 xíc. de aveia em flocos;
  • 3 xíc. de água;
  • 25 ameixas;
  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor.

MODO DE FAZER:

1. Cozinhar as ameixas no vapor por 20 minutos.


2. Bater a aveia com a água no liquidificador por cerca de 10 minutos.




3. Coar o leite e descartar os resíduos da aveia.



4. Bater as ameixas picadas (atenção para não ficar nenhum caroço!) com o leite de aveia coado no liquidificador ou mixer.

  


5. Preparar a gelatina incolor sem sabor: despejar o conteúdo do pacote em aproximadamente 5 colheres de sopa de água fria, esperar uns 5 minutinhos para hidratar e depois derreter no microondas ou fogão. Em seguida misture a gelatina ao leite batido com ameixas.







6. Separar em potinhos/tacinhas e levar à geladeira por algumas horas.








Conclusão: muito saboroso (adoro ameixa preta), consistência mais densa (como dos outros inhos), mas pouco doce. Maria Julia aceitou bem, comeu bastante, mas acredito que crianças já acostumadas com mais açúcar em sua dieta podem não gostar muito (eu mesma senti falta de um docinho), daí vale colocar um pouquinho de açúcar mascavo na receita. Pode ser oferecido para bebês acima de seis meses, mas neste caso não adoce, o bebê não sentirá falta.

Nem preciso dizer que me senti "A cozinheira" hahaha...Até a próxima aventura (ou desventura) culinária!



2 comentários:

  1. Amei esse post, também tenho a mesma postura em relação a alimentação de minha filha Clara de 1 ano e 8 meses, não ofereço essas delícias que não fazem bem, mas se ela pede não nego, dou um pouquinho, até hoje ainda não tomou refrigerante, vou resistir até quando puder, amei a receita vou fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alcione! Você pode utilizar outras opções de sabores, misturar outras frutas, como banana, maçã, morango...afinal, vamos combinar, ameixa preta não é o preferido da criançada, né? rs...
      Volte sempre!

      Excluir