segunda-feira, 15 de julho de 2013

GBSSM* - Fraldas de pano modernas: Nós testamos!



Hoje é dia de falar de mais um item maternístico-bebeístico fofo e curioso: as fraldas de pano modernas!

Está mais para propaganda de Vanish, não?


Se a imagem acima foi a primeira que veio à sua mente, rebobine a fita e veja isto:


Fraldas de pano modernas!

O  primeiro contato que tive com essas gracinhas (sim, são ultra-fofas e lindinhas) foi durante a gravidez. Cheguei ao trabalho e havia sobre minha mesa um recorte de jornal com destaque para um artigo que tratava das implicações da fralda descartável para o meio ambiente. O mesmo artigo apresentava como alternativa as novas e modernas fraldas de pano, também consideradas fraldas ecológicas.

Achei super bacana, pra refletir mesmo (coisa que não fiz), e de cara cheguei a seguinte conclusão (obviamente prematura): G-zuis! Trabalho fora, administro a casa, marido, diarista, bebê, etecetera e tal, e ainda vou dar conta de lavar fralda de pano? (sim, euzinha! Adoro fazer eu mesma as coisinhas da bebéia, mas só as dela hahaha) Jamééééééé! Nem espaço para isso tenho, já que moro em apartamento e minha área de serviço é um ovo! (só pra vocês entenderem o quanto: no mundo automobilístico seria praticamente praticamente um smart das lavanderias). Sem contar que, enquanto o bebê está em amamentação exclusiva, o cocô é aquele amarelo mostarda radioativa (juro que testei se brilhava no escuro), onde rela gruda, onde gruda eterniza! (mesmo com aquele papo que fralda manchada não significa fralda suja, pra mim não rola). Eu queria é ver o tal desafio Vanish na fralda de mecônio (primeiros cocozinhos de cor preta do RN). Trágico, trágico! Lembro ainda de ter falado para minha colega de trabalho (que deixou o artigo sobre a mesa): poxa, fulana, você quer salvar o planeta bem na minha vez? (ah, egoísssssta!)

Mas, sempre é tempo de amadurecer... Em maio desse ano, após 1 ano e 4 meses, resolvi fazer um test drive. E, embora ofereça vários benefícios, como o de evitar assaduras (o que para nós nunca foi problema) e também as questões ecológicas, o que me motivou mesmo foi o aspecto econômico. Queria dar uma reduzida nos gastos (absurdos) com fralda descartável, utilizando a FP quando estivéssemos em casa.

Evidente que, sem noção como sou, pensei em fazê-lo justamente quando estamos nos aproximando do inverno. Mas depois relaxei, pois nasci no dia 7 de julho (megaaaa frio na época), cresci na fralda de pano e sobrevivi, minha gente! Sem contar que, adeptos já tinham me relatado que a criança não fica com sensação de molhada nessas novas fraldas.

E lá fomos nós, compramos a primeira (e única) fraldinha, super lindinha, com motivos de cupcake e um absorvente adicional de fibra de bambu (mais absorvente que o de microfibra). Total: 40,00.

Primeira fraldinha de pano da bebéia: marca babyland. Fralda POCKET all-in-one, fleece interno e pull externo, veste de 3 a 13 kgs, ajustável na cintura e nas pernas.
Acompanha 1 absorvente de 3 camadas de 100% microfibra.


Para os que não conhecem, essas fraldas são uma espécie de evolução da antiga calça plástica, com bolso interno para colocar o recheio (absorvente de tecido, fralda comum, toalhinha cortada,...). Mas, existe a opção de colocar o absorvente fora do bolso, no contato direto com o bebê, o que prolonga a utilização da fralda. Escolhemos um modelo único por fase de crescimento, que contém botões de regulagem vertical (ótimo ajuste), mas também existem opções por tamanho (RN - GG).



Absorvente de bambu (gostei bastante deste).
Alta absorção, bactericida, secagem rápida. Absorve 5x mais que o absorvente de microfibra.
É composto por 2 Camadas de carvão de bambu e 3 Camadas de Microfibra.


http://www.fraldabonita.com.br/index_htm_files/840.png
Olha que coisinha mais lindinha! (Modelos: Fralda Bonita)


http://bimg2.mlstatic.com/fraldas-de-pano-reutilizaveis-modernas-modelo-luxo_MLB-F-2865857330_072012.jpg
Muita variedade...


Eu queria essas corujinhas, muito! (Modelos: Fraldinha de Pano)



1, 2, 3, Testando: Impressões e conclusões


Quero ressaltar que relato as MINHAS impressões, a partir da MINHA experiência. Isso quer dizer que outra pessoa ou até mesmo você poderá pensar diferente de mim. O fato de não termos nos adaptado, não significa que acontecerá o mesmo com outras mamanhes, pelo contrário, conheço várias pessoas que amam fraldas de pano e não trocam por nada. Vamos lá:

- No primeiro dia, usamos das 13h às 17h, só então ela vazou. Achei um tempo super bom (não deveria vazar, mas eu deveria ter detectado que estava cheia), embora o intervalo  previsto era de até 6 horas, o que varia de bebê para bebê. Quando tirei achei que o cheiro do xixi estava bem forte, o que não acontece na fralda descartável. Mas continuamos testando e nos demais dias vazou após duas horas de uso (pouco tempo de uso, não deveria ter vazado). Constatei que, de fato, o cheirinho do xixi fica mais forte mesmo.

- No momento das trocas, achei que o absorvente estava bem encharcado (especialmente o de microfibra) e o tecido que fica em contato com a pele do bebê estava com sensação de molhado (não é o fim do mundo, mas se compararmos com a absorção da FD...). Depois descobri na internet que existe uma tal "lingueta sempre seca" (microsoft), para ser colocada entre o bebê e a fralda, deixando-o mais sequinho (não é item obrigatório).

- Atribui o rápido vazamento à lavagem incorreta do produto (minha culpa). De acordo com os sites especializados, não se deve utilizar sabão e amaciantes durante a lavagem (hein?). Sim, esse químicos ocasionam a impermeabilização da fralda, o que acarretará vazamentos. Se necessitar usar sabão, a quantidade deve ser mínima e o enxague abundante. Ai, xenty, acredito que esse foi um dos fatores que dificultou a adaptação aqui em casa. Sou daquelas que precisam ver espuminha de sabão para achar que o negócio tá limpo! Ops, acho que impermeabilizei a coitada... (mas tem como consertar)

 - Uma fralda é pouco, pouco mesmo, até para quem pretende fazer um teste. Afinal, você deve trocar o conjunto completo se optar por colocar o absorvente no bolso. Então, adquira pelo menos duas para poder brincar de revezar na fase de testes. Alguns sites falam em 9 fraldas e 20 absorventes para os iniciantes, com diversidade de modelos para testar a adaptação. Depois esse número aumenta um pouco (para quem for fazer 100% de adesão a FP)

- Não é tão prático assim... Mesmo sendo um produto tecnológico-modernoso você precisa dispor de tempo para cuidar das fraldinhas. A orientação é enxaguar bem após a retirada e ir acumulando em um baldinho, até que uma maquinada seja viável, porém, não gostei, acho que a água fica com cheirinho forte de xixi e tive a impressão que este fica impregnado na fralda (até porque não pode ensaboar e amaciar). Mas é uma questão de alucinação(?) organização e da quantidade de fraldas que usará todos os dias. Particularmente, recomendo lavar todos os dias.

- Comecei tarde (demais no meu caso, mas não é impossível). Definitivamente, esperar a criança ter 1 ano e 4 meses (quando já vislumbro o desfralde no fim do túnel) para decidir economizar não foi muito esperto de minha parte. Já estou viciada na fralda descartável, fato! Talvez se eu tivesse começado lá no início teria sido diferente, afinal ainda tenho simpatia pelas danadinhas, são tãoooo lindinhas!

- Não acho prática para passeios, no caso de troca, tem que ter onde guardar (ficam bem pesadinhas) e isolar o cheirinho. São confortáveis, embora deixe a criança com o bumbunzinho mais volumoso (o papai não gostou desse detalhe, achou estranho).

- O aspecto economia é muito significativo! Se considerarmos a utilização de cerca de 5.000 fraldas descartáveis no período de 2 anos, são pelo menos R$ 3.000,00/3.500,00 de gastos que vão, literalmente, para o lixo!

 - Pesquise sobre o assunto antes de aderir, pois a variedade de modelos, tecidos e marcas é grande. Eu comprei meio no oba-oba (mas de marca boa), sem pesquisar muito, não me adaptei, mas poderia ter insistido mais. Teve um tantão de "pregui" e desorganização que favoreceram a não adaptação. A net está recheadinha de sites que te ajudam a entender esse universo fraldístico, com muitas dicas e orientações que irão auxiliar na escolha dos melhores modelos e tecidos para seu caso. São muitas opções!

- Ainda assim, vou continuar usando a minha fraldinha quando der, mas antes preciso corrigir a caquinha da impermeabilização (hehehe).

É, agora posso dizer com conhecimento de causa que para mim não dá! Eu poderia ter insistido mais, confesso. Poderia ter delegado a lavagem, por exemplo. Mas me acomodei e decidi que não queria ter mais esse trabalho. Contudo, recomendo a experiência para todas as mamães que se interessarem. Não usem como exemplo a minha insatisfação, mas sim minhas falhas para tentarem conduzir a coisa melhor do que eu.

No Facebook tem um grupo super bacana, o fraldas de pano modernas. Embora eu não contribua, estou sempre de olho nos assuntos discutidos e vejo que realmente muitas mamães se beneficiam deste tipo de fralda. Também acho interessante o site da marca Fralda Bonita, tem várias dicas de como começar, modelos, cuidados, entre outras orientações e curiosidades (tem até uma cartilha!)

Pensando que superamos a fase de testes de fralda (agora só no próximo baby), adquiri também calcinhas de treinamento visando o desfralde, que deve ser iniciado mais para frente, ou melhor, já estamos em fase de sensibilização. Maria Julia já foi apresentada ao vaso sanitário e já possui seu redutor de assento. Todos os dias antes do banho fingimos um xixizinho de mocinha (só senta e faz "siiiiii" com a boquinha, mas não sai nada hehehe)

É isso! Até a próxima e não se esqueçam nossa promô do blog, um super sorteio para vocês! :)




14 comentários:

  1. Gostei muito por ter detalhado suas impressões. Eu tb quis desde o começo, mas fiquei com medo de não dar conta.. decidi adiar um pouco e aí rolaram todos os problemas pós-cesárea do mundo e decidi que plantaria árvores para minimizar nosso impacto (juro). Mas não calculei ainda minha dívida de carbono com o meio ambiente :P.
    Agora me empolguei com a comunicação do Miguel e pensei em começar a usar para ajudá-lo a sentir mais o pp corpo e também para dominuir os gastos com a descartável, mas me atentei ao seu relato: ele está praticamente na mesma idade em que vcs testaram com a Maju, já viciados - todos - na praticidade...
    Vou pesar toda essa organização, a ideia das calças de treinamento mais pra frente, a época do ano e a possibildiade de ter algumas unidades para uma, quem sabe, transição suave.
    Valeu pelo post!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Melina! Deixei a Maju sem fralda novamente dias atrás, foram quase duas horas sem fazer xixi! Aí foi fazer bem na cama dela! hahahaha

      Excluir
  2. Gostaria de deixar outra opção que utilizo e adoro, a Biofraldas www.biofraldas.com.br

    Marcela

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que bacana Marcela!
      Deixo minha sugestão de fraldas ecológicas www.biolinum.com.br

      Excluir
    2. Obrigada! Parabéns, suas fraldinhas são lindas! :)

      Excluir
  4. Marcela, minha bebezinha usa fraldas de pano desde os 4 meses de idade (já vai completar 9 meses), e é super-tranquilo! No início pensei no trabalho que daria organizar e lavar as fraldas, mas é só o choque inicial; uma vez cronometrei o tempo gasto com as coisas da bebê, e descobri que gasto mais tempo lavando e esterilizando as mamadeiras que com a lavagem e organização das fraldas!
    Como moro numa cidade muito quente, a bebê fica só de fraldinha em casa, mas super-fashion, de oncinha, de poá ou de florzinha! O que me motivou mesmo a entrar nessa foi ver a pele da bebê bonitinha, mesmo em dia de muito calor.
    Posso garantir que as fraldas de pano modernas são práticas, juro! Eu trabalho, estudo e cuido da casa... não tenho tempo a perder, assim como muitas mães. Mas estou na campanha pelo uso da fralda de pano. Já testei várias marcas do Brasil, e também algumas estrangeiras; é fácil comprar pela internet, e posso dar mais dicas para quem estiver interessada. Fiquei muito feliz com seu blog; continue com este espaço legal para mamães!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thania! Eu gostaria de receber suas dicas a respeito das diferentes marcas das fraldas do Brasil.
      Meu e-mail: anacevangelista@yahoo.com.br
      Um abraço!
      Ana Carolina

      Excluir
  5. Que legal, Thania! Fico bem feliz, me incentiva a tentar de novo no próximo! rs... eu sou apaixonada pelos diversos modelinhos! Obrigada pela visita, preciso me disciplinar para voltar a escrever com maior regularidade... sugestões são sempre bem vindas! Obrigada
    beijinho :)

    ResponderExcluir
  6. Me ajudem meninas...quero muito usar as fraldas de pano pois tenho 2 bebês em casa uma mocinha de 15 meses e um RN de 15 dias. vcs tem alguma dica de site confiavel?

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Sthefannie e escrevo da conta do meu marido. Aguardo as dicas de vcs.

    ResponderExcluir
  8. Essas fraldas são todas com poliéster (microfibra) e portanto podem conter bisfenol A em contato com a pele do bebê. Eu acho louvável usar fraldas de pano mas se é em detrimento da saúde das crianças, será que vale a pena?

    ResponderExcluir