sábado, 25 de maio de 2013

Dicas da Nutri: Proibidos para menores (de 1 ano!)

Oláaa!

Hoje tem DICAS DA NUTRI! Ebaaaaa! E a dica é para  mamães de babies menores de 1 aninho.

Quando a Carol me enviou o texto, imediatamente lembrei-me de como é gostoso oferecer um papázinho para o bebéios. Sério, gente! Acho que deve ser o prazer de ver aquela boquinha banguela fofa "mastigando" alguma coisa ou desejo de agradar mesmo, afinal, somos educados a festejar com comida, receber as pessoas com comida, dentre outras coisas. Quem nunca ouviu a máxima de que comida é sinônimo de afeto? Dar um docinho para criança então, é paparico level master! Não no meu caso, que ainda evito ao máximo o excesso de sal e o açúcar na vida da Maria Julia, e sofro para driblar os avós, titios e amigos ávidos por colocar uma delícia açucarada na boquinha dela! Só dou mesmo quando ela vê e pede (como no ataque aos bombons de morango em um aniversário tempos atrás, mas já tinha mais de 1 ano), do contrário passa batido. Eu realmente gostaria que ela crescesse com hábitos alimentares melhores dos que os meus ( gordenhaaaa sempre!).



A verdade é que todo mundo gosta de dar uma comidinha para criança pequena, mais ainda se for bebê. Nos primeiros 6 meses então, quando a amamentação exclusiva está a todo vapor, fugir dos chás para cólica (esse eu acabei dando algumas vezes por orientação da pediatra, nem lembro se funcionou), da água, do sorvete na pontinha da colher, da bolachinha molhada no leite, do caldinho de feijão, entre outros, é uma luta! Lembro-me de ser criticada uma vez por dar o chá sem açúcar, como se eu estivesse forçando a criança a tomar algo ruim, quando na verdade o chá nem era necessário, quanto mais o açúcar! Se ela nunca provou o doce, que falta pode sentir?

O pior é que a gente acaba passando por chata, muitoooo chata, porque não deixa dar nada "gostoso" para o bebê comer. É muito ruim ter que estar sempre alerta porque algumas pessoas não respeitam a sua vontade para com o SEU filho. Mas é assim mesmo, a gente rebola aqui, acolá, sempre tentando entender que quem oferece tem a melhor das intensões, embora ache muito desagradável oferecer comida para o filho alheio sem antes pedir a autorização do responsável. Até porque, muitas crianças fazem dietas especiais devido a algum tipo de alergia alimentar (muito comum) ou simplesmente porque os pais não desejam ofertar determinados tipos de alimento para a criança, como doces, refrigerantes, frituras, entre outros.

Algumas mães não pensam como eu e oferecem todo e qualquer tipo de alimento para seus filhos. Respeito isso, e muito! Mesmo assim, acredito que antes de oferecer uma "gostosura" para o filho alheio, devemos perguntar antes para a respectiva mamãe se ela autoriza. Isso evita muita "fralda" justa! Especialmente para bebês menores de 1 ano, visto que, nessa fase, alguns alimentos não devem ser consumidos, pois representam riscos aos fofinhos.

Para dar uma reforçada na ideia, confira abaixo as recomendações da nossa nutri!!! :)


Proibidos para menores: saiba quais alimentos não devem ser consumidos antes do primeiro ano de vida. 


* por Carolina S. Battilani Nascimento
Nutricionista CRN 8/6536


No exercício diário da minha profissão, percebo com muita satisfação que as mamães estão cada vez mais conscientes da importância de incentivar bons hábitos alimentares logo no primeiro ano de vida da criança.

Antes de qualquer coisa, a amamentação deve ser exclusiva até 6 meses de vida, quando iniciamos a introdução dos alimentos complementares (mas a amamentação prolongada deve continuar até 2 anos ou mais de vida). O leite materno é adequado para o seu bebe, tem fácil digestão, tem todos os nutrientes que necessita., previne obesidade, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, otites, alergias e diarreia. Auxilia também no movimento e fortalecimento dos músculos da face, ajudando no processo da fala, no desenvolvimento psicomotor, sem esquecer no bom vínculo entre mamãe e filho. É um ato de amor e carinho, transmite mais segurança ao bebê e é de graça! Quer mais vantagens? Amamentar é tudo de bom!

Contudo, muitas pessoas ainda não sabem que alguns alimentos não são recomendados para o início da vida, podendo trazer prejuízos ao bebê.  Confira abaixo quais alimentos fazem parte do rol de proibidos para os bebês menores de 1 ano:

  • Amendoim e nozes: São altamente alergênicos e por serem duros apresentam risco de o bebê engasgar.
  • Mel: É um alimento natural, mas pode conter uma toxina capaz de desenvolver o botulismo (Clostridium botulinum). Essa toxina causa a paralisia dos músculos, iniciando pela face, paralisa do diafragma, impedindo a respiração e levar a morte por asfixia. Lembre-se que o intestino do bebê menor de 1 ano é imaturo e está em desenvolvimento, então não é capaz de barrar algumas bactérias. Essa toxina também pode estar presente no palmito.
  • Frutos do mar: São recomendados após um ano de idade por riscos de causar reações alérgicas.
  • Morango: Contem muitos resíduos de agrotóxicos. 
  • Leite de vaca: Sua proteína é de difícil digestão, pode causa anemias, alergias e intolerâncias alimentares. 
  • Balas: oferecem risco do bebê engasgar, além disso, o Ministério da Saúde não recomenda a ingestão de açúcar antes de um ano de vida.
  • Pipoca: apresentam grande risco de engasgar. Evitar antes dos dois anos de vida.
  • Chocolates: Pode causar desconforto como gases e possui altos níveis de açúcar e gordura, aumentando as chances de obesidade infantil.
  • Refrigerantes:  O bebê possui a mucosa gástrica muito sensível e as substâncias presentes nesses alimentos podem irritá-la. Também compromete a digestão e a absorção dos nutrientes causando deficiências nutricionais, como o cálcio, por exemplo, que é um mineral responsável pelo crescimento e fortalecimento dos ossos. Sua falta pode causar osteopenia e em longo prazo osteoporose, trazendo prejuízo ao crescimento da criança e aumentando o risco de fraturas. O refrigerante é zero em nutrientes e ainda aumenta os riscos de obesidade infantil por conter muito açúcar. É um péssimo alimento a ser oferecido para o seu bebê. (Confesso que quando vejo uma mãe oferecendo refrigerante para o bebê ou mesmo criança quase tenho um "treco", pior ainda se for em uma mamadeira!)
  • Peixe: Antigamente tinha-se um preconceito em oferecer peixes para crianças menores de um ano de idade. Mas agora Sociedade Brasileira de Pediatria liberou o consumo de peixes a partir do sexto mês. Só não se esqueça dos espinhos, das condições higiênicas desse alimento e de comprar em lugares seguros. Saiba que o peixe é muito importante para o desenvolvimento do seu bebê por conter gorduras de boa qualidade. Se ficar na dúvida analise se histórico de alergias a peixe na família e fique atenta. 
  • Ovo: Embora a Sociedade Brasileira de Pediatria tenha liberado o uso do ovo a partir do sexto mês de vida, importante saber que a clara pode provocar reações alérgicas. Nunca ofereça ovos crus ou com gemas moles por risco de Salmonela. 

Por hoje é só, mamães e simpatizantes do tema! Vamos ficar atentos e cuidar do nosso bem mais precioso, nossos bebês e crianças! 










* Carolina S. Battilani do Nascimento é Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Funcional. Atende na CLINILIVE em Campo Mourão. Contato: (44)3017-5517
E-mail: carolbattilani_nutri@hotmail.com      




6 comentários:

  1. Marcela, que bom ler esses seus textos!
    Fico muito feliz com essa sua iniciativa e gostaria de te dar os parabéns por compartilhar suas experiências e dicas tão importantes a todas as mamães e futuras mamãe.
    Você tem sido um grande exemplo!
    Parabéns tbm à sua irmã, por somar os valiosos cuidados com a alimentação dos bebês.
    Já vou aprendendo antes de ter os meus!
    Muita força pra continuar o blog e muuuito sucesso!
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que lindo, Vanvan! Obrigada pelas lindas palavras, fico lisonjeada! Fico muito feliz em saber que pessoas como você dedicam um tempinho para visitar o blog. Espero continuar correspondendo às expectativas! bjo, bjo, bjo...

      Excluir
  2. Olá...eu de novo...estou acompanhando e amando as matérias, adorei as dicas...muito bem explicadinho...escreva mais mais mais...depois kero sugerir alguns temas, mesmo nao tendo filhos ainda huhauahu....mas é que estou gostando...Bjaum...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bá!!! SObrigada!!! Suas dicas são muito bem vindas!! Aproveita que você está com a Maria Julia agora e maneeeeera nas porcarias, viu titia? hahaha
      beijoooooo

      Excluir
  3. NOSSAAAA! Disse tudo!
    Esse povo quer escolher o que damos ou não pros nossos filhos.
    Fico p*** da vida tb!
    E ainda acrescento, além dos alimentos não-saudáveis, a prática ruim de dar alimentos fora de horário.
    A criança acaba de comer e já querem "enfiar" o que não deve nela.
    RUM! è fogo, né?!

    Outro bju, Má!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem assim! rs... Hoje estou mais flexível porque ela está maiorzinha, mesmo assim fico de olho! hehehe
      Beijos, Lê!

      Excluir